Sistema de Georreferenciamento de Escolas

Para melhorar a qualidade de vida e rendimento escolar, foi criado o Sistema de Georreferenciamento no Paraná. O sistema da Secretaria de Estado da Educação consiste em encaminhar os alunos da rede pública à escola estadual mais próxima de sua residência. Esse mapeamento de escolas e residências é realizado através da conta de energia elétrica, sendo que os postes de luz são georreferenciados.

Através deste sistema, que distribui e remaneja os alunos conforme a disponibilidade de vagas, a matrícula dos alunos da rede pública de ensino do estado está garantida na escola mais próxima de sua residência.

No ato da matrícula, o estabelecimento de ensino deve registrar o código de identificação da Copel no cadastro do estudante no sistema do Sere. Caso a fatura da Copel não esteja no nome do responsável pela criança, deve ser utilizado outro comprovante, como fatura de telefone ou correspondência bancária e comercial.

Com o georreferenciamento, é possível identificar alunos e escolas, localizar residências e vagas escolares e relacionar moradias e critérios de proximidade para garantir as vagas. Ele auxilia também na tomada de decisões de planejamento e aspectos diversos, quando e trata de utilizar os recursos públicos com maior eficácia, garantindo maior retorno ao cidadão.

Esse sistema já foi implantado em 65 municípios do Paraná e será estendido aos demais municípios nos próximos anos. Acesso à escola pública e gratuita próxima à residência é um direito da criança e adolescente, previsto em seu estatuto.

Recomendar esta página via e-mail: