Guarda Mirim do Paraná

Brasão da Guarda Mirim

Você já ouviu falar da Guarda Mirim do Paraná?

O Colégio Estadual Guarda Mirim é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), com sede na cidade Curitiba.

A Guarda Mirim possibilita a jovens de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos, preferencialmente em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, residentes em Curitiba e/ou nos municípios que compõem a sua Região Metropolitana, o ingresso formal no mundo do trabalho por meio de cursos de Qualificação Profissional Básica ao Adolescente Aprendiz (QPB-AA), vinculados ao Programa de Aprendizagem.

Além dos cursos de QPB-AA, o Colégio Estadual Guarda Mirim também oferta o Curso Técnico em Administração na modalidade subsequente.

Quer saber mais sobre a Guarda Mirim? Então, confira as informações abaixo.

 
A Guarda Mirim é uma escola?

Sim. A Guarda Mirim é um colégio estadual que oferta regularmente o Ensino Médio. O programa de aprendizagem profissional para atendimento a adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social acontece em turno contrário à escolarização.

 
Como ingressar na Guarda Mirim do Paraná?

A única forma de ingresso no Colégio Estadual Guarda Mirim é por meio de processo seletivo, realizado antes de cada novo período letivo.
Para participar desse processo seletivo, é necessário estar matriculado e frequentando o 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) e/ou no 1º ano do Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino, ter entre 14 anos completos e 16 anos incompletos.

A princípio, as vagas ofertadas são destinadas à adolescentes em vulnerabilidade e/ou risco social, mas estendidas a todos os jovens de baixa renda e que frequentam alguma escola pública de Curitiba ou Região Metropolitana.
 

 
Qual é o objetivo do Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim do Paraná?

O Programa de Aprendizagem, ofertado pelo Colégio Estadual Guarda Mirim, tem como objetivo proporcionar aos seus adolescentes uma formação técnico-profissional pautado em um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na realização de atividades de complexidade progressiva e focadas na contextualização da teoria e prática, sempre em conformidade com a legislação vigente e com emissão de certificação.

 
Como funciona o Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim do Paraná?

O Programa de Aprendizagem ofertado pela Guarda Mirim do Paraná tem a duração de três anos e é composto por duas etapas distintas: a Pré-aprendizagem e a Aprendizagem Profissional.

1º ano: Pré-aprendizagem e Formação Cidadã (realizada em turno contrário à sua escolarização)

Voltada para o desenvolvimento do protagonismo juvenil e autopercepção desse jovem quanto agente de transformação de seu futuro a partir de:

  • Disciplinas da Base Nacional Comum, cujos conteúdos retomam e/ou aprimoram temas já trabalhados ao longo das séries do Ensino Fundamental, promovem a inserção do educando na sociedade, instigam o seu autoconhecimento quanto ser humano.
  • Aulas de teoria e prática musical para o desenvolvimento motor e rítmico, expressão e disciplinar, conhecimento da cultura musical brasileira e mundial.
  • Legislação e Cidadania, focando o conhecimento básico dos direitos inerentes ao ser humano.
  • Atividades e projetos complementares.

2º e 3º ano: Aprendizagem Profissional

Após a conclusão da pré-aprendizagem, os adolescentes são encaminhados para os cursos de qualificação profissional ofertados pela instituição e/ou pela própria Secretaria de Estado da Educação (Seed) e inseridos no mundo trabalho como jovens aprendizes.

 
Como funciona o Curso Técnico em Administração da Guarda Mirim?

O Curso Técnico em Administração da Guarda Mirim é subsequente. Portanto, para ingressar no Curso, o estudante necessita ter concluído o Ensino Médio. A sua inscrição é Gratuita e ocorre anualmente conforme edital que será amplamente divulgado nas redes sociais e nos sites da Educação do Paraná.

 

Ficou interessado(a)? Veja como participar do processo seletivo da guarda.

Processo Seletivo

 

 

 

 

O Processo Seletivo da Guarda Mirim é a única forma de ingresso ao programa. São requisitos para participar do processo seletivo:

no mínimo 13 (treze) anos, completando 14 (quatorze) anos ao longo de 2022 e, no máximo 16(dezesseis) anos, completando 17(dezessete) anos até outubro de 2022;

concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental em 2021 que ingressarão na 1ª série do Ensino Médio em 2022;

o(a) adolescente deverá ser aluno do Colégio Guarda Mirim do Paraná nas séries do Ensino Médio para participar do Programa de Aprendizagem e demais atividades propostas pela instituição;

morar em Curitiba ou Região Metropolitana.

Contudo, é necessária a leitura dos itens existentes no edital de seleção para conhecimento de todos os critérios e normas de ingresso.

 

 

 

 

Perguntas Frequentes

Quer saber mais sobre a Guarda Mirim do Paraná? Então, confira uma relação de questionamentos que irão esclarecer suas dúvidas. Acesse Perguntas Frequentes.


Acesse também:

Equipe

Direção Geral

Débora Queiroz

Direção Auxiliar

Janini Sixel Yamawaki

Secretaria

Marisa Ferreira

Coordenação dos Cursos de Administração e Qualificação Profissional

Christopher Heron Kramer de Mello

Comando Militar

Debora Dyana Montagnoli

Jedaias Rufino Bezerra

Pedagogia dos Cursos de Administração e Qualificação Profissional

Jucelia do Rocio Chiquim

Pedagogia do PAS (1ᵃˢ séries do EM - manhã)

Andreia Cristina Kucek

Pedagogia do PGM1 e PGM2 (2ᵃˢ e 3ᵃˢ séries do EM - manhã)

Regina Elisabeth Luque

Pedagogia do PAS (1ᵃˢ Séries do EM - tarde)

Elissandro Ribeiro da Silva

Pedagogia do PGM1 e PGM2 (2ᵃˢ e 3ᵃˢ séries do EM - tarde)

Silhane Alves Machado da Cova

Banda

José Gualdino Silva Filho

Enfermagem

Jurandir Dias Pedroso / jurandirpedroso@seds.pr.gov.br

Contato

Avenida Anita Garibaldi, 2395 - Ahú
Tel.: (41) 3221-3000

e-mail: ctaguardamirim@escola.pr.gov.br